This War of Mine

This War of Mine 1.0

Levando a guerra para o lado pessoal

This War of Mine não é o caso bombástico da maioria dos jogos de guerra. Você não é um super-humano com uma arma nas mãos. Você não está nem nas forças armadas. Você é um civil, preso em uma guerra na qual você não tem nenhuma participação. Ler descrição completa

PRÓS

  • Clima tenso constante
  • Controles intuitivos
  • Narrativa envolvente
  • Original

CONTRAS

  • Deprimente
  • Espera durante o dia

Excelente
9

This War of Mine não é o caso bombástico da maioria dos jogos de guerra. Você não é um super-humano com uma arma nas mãos. Você não está nem nas forças armadas. Você é um civil, preso em uma guerra na qual você não tem nenhuma participação.

Não há glória, e a sobrevivência é a única conquista do mundo em ruínas onde você está preso.

Primeiro dia

Meu primeiro dia começa e uma breve descrição explica que Pavle está ferido, Bruno está doente, e os três homens estão cansados da guerra. Devo ignorar sua exaustão e fazer eles trabalharem, realizando várias tarefas para tornar seu abrigo habitável. É um processo lento e metódico, que observa como o tempo não passa quando você tem que executar uma tarefa odiosa. Isso lhe dá tempo para pensar e refletir sobre o horror do mundo ao seu redor.

O estilo de arte desenhada à mão contribui para esse cenário. Parece que rabiscos apressados em um diário, um registro perdido da guerra, fornecem uma visão desconcertante e assombrosa do mundo.

Clicando em torno dos vários ícones de tarefas no ambiente 2D, eu defini que o trio trabalhasse arrumando as camas, construindo ferramentas para acelerar o seu trabalho, e remendando buracos no edifício dizimado - ao mesmo tempo fico atento aos meus recursos. Pense nisso como The Sims 4: Apocalypse, onde a expansão não é tão sem sentido.

Primeira noite

A noite é uma experiência totalmente diferente. O ritmo lento permanece, mas o ritmo mundano do dia a dia é substituído por uma cautela arrepiante e tensa enquanto eu determino que minha equipe irá limpar locais diferentes para suprimentos.

Eu escolhi o Marco para limpar, enquanto o Pavle ferido fica de guarda e o Bruno doente pode dormir. Antes mesmo de começar as apostas, elas já são altas porque, com os suprimentos já esgotados, é uma obrigação encontrar alimentos e primeiros socorros.

Cada vez que a noite chega, novos distritos são abertos para que você possa visitar e procurar suprimentos. As áreas contêm diferentes recompensas e riscos, por isso você deve cuidadosamente calcular o que é realmente necessário e o perigo que envolve - especialmente porque você só pode visitar uma área por noite.

Eu seleciono invadir o supermercado, na esperança de melhorar as chances de Marco de encontrar suprimentos vitais - mas o jogo tem outros planos. Chegando no mundo escurecido, fica imediatamente claro que Marco não é a única pessoa a invadir o complexo. Uma gangue armada patrulha as ilhas, e me obriga a limitar cuidadosamente a busca do Marco nas zonas mais calmas.

Inicialmente o Marco encontra apenas sucatas em torno da periferia da estrutura. Então, depois de encontrar uma maneira de entrar em um porão impenetrável, ele se depara com uma pequena sala de médico com ataduras e medicamentos. Tirando algumas tábuas de madeira para dar espaço, eu alegremente (ou tão alegremente como é possível neste War of Mine) peguei os suprimentos desesperadamente necessários.

Eu quero apenas correr para a saída, mas de repente eu noto pontos vermelhos pulsando fora do quarto, que indicam que Marco ouviu alguma coisa.

É em momentos como este que o ponto de vista 2D entra em seu próprio universo, oferecendo uma visão completa do espaço, mas escondendo os desconhecidos - como as pessoas com a intenção de assassinar Marco. Ícones acima da porta oferecem duas opções; abrir ou espiar pela fechadura. Com a minha própria respiração presa, eu ajoelho Marco para ouvir o que acontece no corredor. É um rato. Respiro e defino que Marco deve correr em direção à saída levando consigo os suprimentos.

Uma semana

Enquanto o segundo dia foi bem, as coisas rapidamente começaram a ir ladeira abaixo depois disso.

Varreduras pobres não ajudam, mas é a morte de Marco que realmente devasta o grupo. Gasto uma noite à procura de uma casa para a alimentação, enquanto dois outros raiders encontraram ele e o abatem sem piedade no chão.

Os dias passam com o Bruno reclamando que eles "o mataram como um cão". Seu humor piora, e é cada vez mais escuro, e, apesar de eu enviar Pavle dia após dia para atender suas necessidades (até o ponto em que a fadiga do Pavle fica óbvia através de seu lento e movimento tropeçado), nada ajuda. De fato, em uma ocasião, o retorno de Pavle para a casa com suprimentos de primeira necessidade foi recebido por denúncias de que ele havia roubado de outros sobreviventes - não existe isso de agradar algumas pessoas.

Até mesmo a chegada de um novo sobrevivente do grupo ajudaram pouco - especialmente quando ele também foi morto a tiros em um beco (honestamente, pode ter sido uma má escolha mandá-lo lá).

A depressão piora nos dois, e a apatia leva eles a uma possível extinção. A letargia do Pavle deixa ele exposto a um ataque enquanto vasculha procurando mantimentos e Bruno acidentalmente comete suicídio ao se aproximar a um quartel militar com sua arma na mão (em retrospecto que um pode ter sido culpa minha também).

Minha guerra

Opressivo, tenso, e deprimente, há todas as razões para não apreciar This War of Mine, mas isso não impede que seja uma experiência cativante e comovente. Ele faz exatamente o que ele se propõe a alcançar, e é um lembrete sombrio da verdade por trás do que os jogos tão frequentemente tentam glamourizar.

Original, criativo, e (à sua maneira) bonito, há poucos mais como este disponíveis. Se você quiser ver o outro lado da guerra moderna, então você deve fazer desta guerra sua guerra.

This War of Mine

Download

This War of Mine 1.0